Novo 812 Superfast é o Ferrari de série mais potente de sempre
A Ferrari acaba de mostrar as primeiras imagens oficiais da sua nova "berlinetta" de 12 cilindros. Chama-se Ferrari 812 Superfast e é o modelo de produção em série mais potente da história da fabricante de Maranello (sem contar com o LaFerrari que é um modelo híbrido e construído manualmente que debita 963 cv de potência).
Este Ferrari 812 Superfast não só é o "herdeiro" natural do F12 mas também de uma longa tradição de motores de 12 cilindros que marcaram o início da fabricante de Maranello e que este ano cumpre o seu 70º aniversário. Recorde-se ainda que este será o último Ferrari a contar com um motor V12 atmosférico, uma vez que os futuros modelos já terão "ajudas" eléctricas.
Estes "números" permitem que este 812 Superfast acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,9 segundos e que chegue até aos 340 km/h. São "números" idênticos aos que encontramos no F12tdf, que apesar de ser ligeiramente menos potente (780 cv) é mais leve.
Mas ainda que o facto de ser o Ferrari de produção mais potente de sempre seja o grande cartão de visita deste 812 Superfast, não significa que seja o único "trunfo" deste novo "Cavallino Rampante". É o primeiro Ferrari com direcção assistida eléctrica – EPS (Electric Power Steering) -, pensada para melhorar as prestações e para funcionar em conjunto com outros sistemas, tais como o Ferrari Side Slip Control (SSC) que encontramos em vários modelos da marca. Também vai contar com o sistema "Virtual Short Wheelbase 2.0 (PCV)", uma versão actualizada face à usada no F12tdf e que ajuda a aumentar a agilidade e a reduzir os tempos de resposta desta nova "máquina".
Na dianteira o destaque vai para os novos grupos ópticos que marcam a estreia de uma nova linguagem da "casa" de Maranello, para a nova grelha dianteira e para o "capot" que conta com várias "saliências" e entradas de ar. Nas laterais, as linhas do F12 foram ainda mais acentuadas, garantindo uma continuidade até à secção traseira, onde encontramos um ligeiro spoiler em forma de "lábio" – frequentemente denominado por "lip spoiler" – e ainda assistimos a um regresso ao passado, já que a Ferrari apostou na tradição e recuperou a "imagem" dos quatro faróis redondos traseiros, tal como já tinha acontecido com o GTC4 Lusso. O "look" exterior só fica completo com este novo tom de vermelho, denominado "Rosso Setenta anni", que tal como o próprio nome sugere foi criado para celebrar os 70 anos da Ferrari e dos modelos V12.
A Ferrari ainda só divulgou uma foto do interior deste 812 Superfast, mas é possível perceber que não houve uma "quebra" radical face ao habitáculo do F12. Porém, é notório um novo volante e um novo tablier, elementos que ajudam a vincar a personalidade desta nova "berlinetta".